02 agosto, 2012

Idosa de casta inferior é linchada na Índia por bruxaria


Mulher de 65 anos pertencia à casta dos dalit - a mais baixa do sistema social hindu - e morreu após agressões na região de Bihar
Pessoas se banham no Rio Ganges, Índia: idosa de casta mais baixa do sistema social hindu é linchada após ser acusada de bruxaria
Nova Délhi - Uma mulher de 65 anos pertencente à casta dos dalit ("intocáveis" ou "impuros"), a mais baixa do sistema social hindu, morreu linchada nesta quarta-feira após ser acusada de bruxaria.

O crime ocorreu no povoado de Shevenan, situado na nortista região de Bihar, que é uma das mais pobres e atrasadas da Índia, segundo informou uma fonte policial à agência indiana "Ians". 
A vítima, Payari Devi, morreu nas mãos de uma multidão que a atacou após acusá-la de provocar a morte de um homem de povoado, Ashok Manjhi, por meio de técnicas de magia negra.

Até o momento, a polícia já deteve quatro pessoas envolvidas no crime. 
Em zonas rurais de Bihar continuam sendo frequentes estes tipos de ataques contra mulheres acusadas de bruxaria. No mês passado, outra idosa acusada de bruxaria foi obrigada a comer excrementos humanos no distrito de Sitamarhi.

Vários governos regionais empreenderam nos últimos meses campanhas para erradicar tanto os linchamentos de supostos bruxos e bruxas como os sacrifícios humanos, embora esta última prática seja cada vez menos comum.

Fonte: Exame, Terra

Nenhum comentário: