12 fevereiro, 2012

Mulher tida como bruxa é linchada na Índia por não curar doente


Forças de segurança da cidade prenderam 12 pessoas ligadas à morte da mulher, que se chamava Dharamsri e tinha 60 anos.
Nova Delhi - Um grupo de indianos linchou uma mulher que não conseguiu curar um doente com suas "artes de bruxaria" na cidade de Sabrum, no extremo leste da Índia.
Forças de segurança da cidade prenderam 12 pessoas ligadas à morte da mulher, que se chamava Dharamsri e tinha 60 anos.
Segundo um policial relatou à agência de notícias local IANS, o corpo da indiana foi encontrado em um bosque, junto a outras duas mulheres, que pareciam ser suas ajudantes. As duas também foram agredidas e estão seriamente feridas.
Um dos detidos confessou que a intenção dos agressores era queimar o corpo da mulher, mas a chegada dos policiais os impediu.
Em um caso semelhante, outra suposta bruxa foi queimada viva na última sexta-feira no estado vizinho de Assam.
Nas áreas tribais da Índia, especialmente no leste do país, não são incomuns sacrifícios humanos e linchamentos de mulheres acusadas de praticar bruxaria, mesmo com os esforços do governo para impedir tais práticas, através de campanhas de conscientização.
No passado, algumas correntes hindus eram adeptas de rituais de sacrifícios humanos. Embora hoje estejam quase erradicados, ainda há casos.
Há três semanas um adolescente de 14 anos morreu vítima de um sacrifício no estado de Andhra Pradesh. Ele foi assassinado por um grupo de pessoas que acreditavam que a morte do garoto os levaria a um tesouro secreto.
Dados oficiais do país apontam que em 2009 - último ano de que se tem registro - ocorreram 186 mortes violentas relacionadas à bruxaria.

Fonte: Folha, EFE, D24am

Nenhum comentário: