18 maio, 2009

Dicionário do Nosso Mundo Inexplicável_Letra "W"

Waite, Arthur Edward_ Waite foi um das maiores culturas esotéricas do mundo ocidental. Nasceu em Nova York. Porém, aos dois anos de idade, com a perda de seu pai, foi levado para a Inglaterra. Tornou-se membro muito ativo da Ordem Golden Dawn onde tomou conhecimento de alguns dos grandes segredos do ocultismo. Waite explorou brilhantemente a cabala, a magia cerimonial e prática, a maçonaria o santo graal, a alquimia, os rosa-cruzes e o tarô. Escreveu mais de duzentas obras sobre ocultismo, onde estão registradas anos investigações e estudos. Seu livro “The Holy Kabbalah”, é considerado como a sua obra mais importante.
Conviveu durante uma época de sua vida com o grande mago inglês, Aleister Crowley, de quem, mais tarde, criou uma caricatura em seu livro "Moonchild". Neste livro ele o retratara de forma altamente estereotipada, como um mago de poderes duvidosos.
Entretanto, Crowley passou para ele conhecimentos e vivências mágicas, que marcaram fortemente a sua filosofia de vida e a sua obra.
Um dos grandes méritos de Waite, está na criação de seu revolucionário Tarô “Seventy-eight Torot Cards in Fullcolor". Criadas por ele com a colaboração de Pamela Colman Smith. A grande vantagem destas cartas está nas figuras dos arcanos menores que as tornem muito mais didáticas, facilitando a comunicação, leitor-consulente.
Sobre Tarô escreveu ainda o famoso "The Pictorial Key to the Tarô".

Waldenses_ A história dos Waldenses da Itália e do Sul da França, representa uma parte importante da narrativa sôbre os primeiros cristãos de entre o tempo dos apóstolos e a Reforma. Estes crentes evangélicos rejeitavam a Igreja Católica Romana e eram fugitivos frequentemente atacados pelos “exércitos santos” do Vaticano.

Walpurgia, Noite de_ A noite de Walpurgia ou Walpurgisnaht tem sua origem na mitologia dos paises do norte da Europa. Era a noite em que as seres que moravam na floresta apareciam e faziam uma grande festa para comemorar o inicio da primavera. A festa durava a noite inteira. Até hoje nesses paises se festeja intensamente a Walpurgisnaht. Walpurgisnaht é alemão para a Noite de Walpurgis, em honra da santa Valburga (710-779). Foi canonizada em 1 de Maio e o nome dela ficou por isso associado às festividades pagãs ligadas à primavera — o 30 de abril é hoje uma espécie de feriado de carnaval na Suécia e na Finlândia. Na Alemanha é o dia em que as bruxas se reúnem no topo do Blocksberg, o pico mais alto das montanhas Harz, onde celebram o retorno da Primavera.

Nenhum comentário: