15 maio, 2009

Dicionário do Nosso Mundo Inexplicável_Letra "E"


Eckankar_é um Novo movimento religioso que incide sobre exercícios espirituais que permitem aos praticantes experiência que seus seguidores chamam de "a Luz e Som de Deus." Criada por volta de 1964 pelo norte-americano Paul Twitchell, essa organização visa promover o estudo e desenvolvimento espiritual. Tendo como base a Viagem Astral, possibilitando dominar ou conhecer os mistérios do universo.

Ectoplasma_O ectoplasma é substância amorfa, vaporosa, com tendência à solidificação e tomando forma por influência de um campo organizador específico à mente dos encarnados e desencarnados. Facilmente fotografado, de cor branco-acinzentada, vai desde a névoa transparente à forma tangível. O Ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispíritica (duplo etéreo), pode ser comparado à genuína massa protoplasmática, sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos, que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, à vontade do médium, que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não, que sintonizam com a mente mediúnica

Egito, Livro dos Mortos do_Ressurreição e vida futura, a grande idéia central da imortalidade, o viver no além túmulo, a natureza divina e o julgamento moral dos mortos, tudo isso está na coleção de textos religiosos que é o Livro dos Mortos, cujo verdadeiro nome é "Saída para a Luz do Dia" e é o 1º livro da humanidade.

Elementais_Os elementais são pequenos seres, considerados os primos dos anjos, que protegem a natureza. Sua missão é estimular as forças do universo e governar os 4 elementos : Fogo, Ar, Água e Terra. Assim como os anjos protegem os seres humanos, eles protegem as plantas e os animais.
Estão sempre trabalhando para que a natureza funcione mecanicamente e, quando isto ocorre, eles assumem seu aspecto real, aparecem como pontos luminosos ou pequenas luzes coloridas no ar.
Os elementais podem assumir qualquer forma, num piscar de olhos, mas ao se fazerem visíveis, geralmente assumem as formas e padrões humanos de camponeses medievais, por causa da Egrégora (forma de pensamento) que se criou em torno deles. Na realidade, eles ficam felizes em assumir uma forma que já existia.
Os pesquisadores afirmam que alguns elementais se parecem muito com os habitantes da antiga e extinta lemúria. Carregam ferramentas, bastões, grinaldas, cinturões e podem aparecer das mais variadas formas. Isso só vai depender da imaginação da pessoa que os visualiza.
Os protetores dos elementos estão divididos em grupos de acordo com o seu domínio e são eles : Silfos, Salamandras, Ondinas, Gnomos, Duendes, Elfos, Dríades e Fadas.

Elfos_São encontrados nos bosques, nas algas de beira mar e nas gramas. Costumam ser mau-humorados, principalmente quando as pessoas causam algum mal ao ambiente que estão protegendo, portanto pise na grama com cuidado, não arranque musgos e líquens. Se você encontrar um cogumelo, provavelmente um Elfo o terá plantado.

Elixir da Longa Vida_O Elixir da Longa Vida ou Elixir da Imortalidade era uma panacéia universal que era buscada pelos alquimistas e poderia curar todas as doenças, prolongando a vida indefinidamente. Isto demonstra as preocupações dos alquimistas com a saúde e a medicina.

Embalsamar_Os antigos egípcios acreditavam que os deuses visitariam uma múmia e asseguraria ao morto vida eterna. Convencidos de que o corpo deve ser conservado intacto se um homem pretende obter vida eterna, eles preservavam os corpos num processo de embalsamamento.
Eras Astrológicas_Eras Astrológicas são definidas pelo tempo que demora o transito do ponto vernal (equinócio de primavera -HN) por uma constelação zodiacal e leva o mesmo nome da constelação por onde estiver passando.
No equinócio de Primavera para o hemisfério norte, ou de Outono para o hemisfério sul, quando o Sol ilumina igualmente ao Norte e ao Sul, sua trajetória aparente no céu, a eclíptica, cruza com o equador celeste, definindo um ponto chamado de ponto vernal. Este ponto de intersecção projetado no Céu é que determina o começo do signo de Áries, o começo do Zodíaco tropical.
É a projeção deste ponto vernal no Zodíaco sideral, no momento do equinócio, que se movimenta a cada ano em direção oposta ao sentido crescente das constelações zodiacais. A este movimento retrógrado do ponto zero do Signo de Áries, é que se lhe chama de Movimento de Precessão dos equinócios e é ele que determina a sucessão das Eras.
O movimento de precessão é devido a um movimento cíclico do eixo da terra, que tem um período de 25 920 anos. Por tanto, o inicio do zodíaco tropical (Ponto zero do signo de Áries), da uma volta completa no zodíaco sideral em 25 920 anos, ficando aproximadamente 2 160 anos em cada constelação e 70 anos por grau.
Este movimento foi detectado por primeira vez por Hiparco de Nícea (190 – 120 a C) e foi conhecido como o Grande Ano de Platão, ou Grande ano zodiacal. O Grande mês deste ano é o que determina as Eras Astrológicas, com uma duração aproximada de 2 160 anos. Atualmente este ponto está entre a constelação de Peixes e a constelação de Aquário, por isso dizemos que estamos entrando na Era de Aquário.
Em 1929, a União Astronômica Internacional definiu as bordas das 88 constelações oficiais. A borda estabelecida entre Peixes e Aquário localiza, em princípio o início da Era de Aquário por volta de 2600 d.C. Cálculos mais apurados chegam a: 2638 d.C. (Elsa M. Glover), 2654 d.C. (Max Heindel) ou 2680 d.C. (Shepherd Simpson).
O cálculo do inicio da Era de Peixes a partir das constelações definidas pelos astrônomos em 1929 seria no ano 498 d.c.
O inicio das Eras astrológicas é calculado a partir da entrada do ponto vernal (equinócio) nas constelações como foram definidas pelos astrônomos, que partiram do modelo proposto por Tolomeu que a sua vez respeitou as figuras que foram criadas por seu povo.
Mais que fatos astronômicos, fatos culturais e históricos podem indicar a passagem das Eras.
Em cada Era manifesta-se uma Inteligência e Sensibilidade sintonizada ao significado do Signo do Zodíaco que a rege e do Signo oposto complementar. No estudo de uma Era deve ser considerado o eixo dos signos envolvidos. Assim, por exemplo, ao estudar a Era de Peixes, tem que se levar em conta, sem lugar a dúvida, a força do signo de Virgem presente no Poder e desenvolvimento da Razão, da Ciência e da Tecnologia e da maior produção de conhecimento do mundo físico e da Natureza nos últimos milênios.

Esotérica, Doutrina_É toda uma doutrina que atualmente se diferencia das doutrinas com raízes cristãs.

Espiritismo_O termo "Espiritismo" é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, freqüentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo, ou confundido com cultos afro-brasileiros.
O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec.
Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião.
Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados.

Nenhum comentário: