02 dezembro, 2006

Cromologia & Cromoterapia

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem umas vibrações específicas, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito. Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento. Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria. O cromoterapeutas deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e
contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.

Cromoterapia é um tratamento terapêutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.
O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebe a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuídos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura.


Correspondências

Amarelo = Intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentração e da imaginação para o ritual, feitiços (spells) que envolvam confidências, atração, charme, persuasão, aprendizagem. Quebrar bloqueios mentais. Em geral para estimular os estudos. Simboliza também a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas. Dia da semana: domingo.
Amarelo claro ou dourado = Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos, beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para remover a negatividade, encorajar, estabilidade, e atrair as influências da Deusa.Azul = Espiritual para rituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, magia que envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, projeção astral. Feitiços que envolvam sonhos proféticos, calma, criatividade, paciência, para a estabilidade de emprego, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica. Dia da semana: quinta-feira.Indico = Cor da inércia, para parar pessoas ou situações. Use em rituais que requeira u elevado estado de meditação. Neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições, mentira, ou competições indesejadas. Equilibra o carma.
Azul Royal = Promove a alegria e jovialidade. Use para atrair a energia de Júpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.
Azul Claro = Cor espiritual, ajuda nas meditações de devoção e inspiração. Traz paz e tranqüilidade para a casa. Irradia a energia do Signo de Aquário. Sintetiza as situações.Branco = É a mistura de todas as cores. Alinhamento espiritual, meditação, divinação, exorcismo, feitiços que envolvam cura, paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade, força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade. Em geral para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente para o seu pedido. Dia da semana: quarta-feira.
Laranja = Feitiços para estimular a energia, alcançar metas profissionais, justiça, sucesso. Em geral para a criatividade.
Marrom = Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia. Proteção de familiares e animais domésticos. Equilíbrio para os rituais de força material. Elimina a indecisão, atrai o poder de concentração, estudo, telepatia e sucesso financeiro.Preta = Para afastar mau olhado, limpar a negatividade (os anjos de sábado tem essa vela com sua cor, para transmutar de negativo para positivo). Abre os níveis do inconsciente. Usada em rituais para induzir um estado de meditação. Simbolizam a reversão, desdobramento, discórdia, proteção, libertação, repelindo a magia ‘negra’ e formas mentais negativas. Energia de Saturno.
Púrpura ou Roxa = Manifestação psíquica cura e feitiços envolvendo poder, idealismo, progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, afastar o mal, adivinhação, contato com entidades astrais. Energia de Netuno. Dia da semana: quarta-feira.
Verde = Feitiços que envolvam fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças em geral, cura, crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia. Em geral para desejos de cura e sorte.Verde Esmeralda = Importante componente num ritual venusiano. Atrai amor, fertilidade e relação social.Verde Escuro = Cor da ambição cobiça, inveja, ciúme. Coloca as influências dessas forças em um ritual.Vermelho = Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, força, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual. Energia dos Signos de Escorpião e Áries. Para a conquista do medo, preguiça, vingança, atingir metas.
Cinza = Cor neutra, ajuda à meditação na magia. Esta cor simboliza confusão, mas também neutraliza as forças negativas.
Prateada ou Cinza Claro = Feitiços que atraiam o poder das influências cósmicas, rituais de honra a deidades do Sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a resolver as habilidades psíquicas. Atrai a energia da Grande Mãe Vitória. Meditação. Poderes divinos femininos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa que interessante a cromoterapia voltada para a magia
Gostei do seu blog guinevere!

Beijos!