17 novembro, 2006

O silêncio da mente



A meditação, que chamamos de silêncio da mente, é um conjunto de técnicas mentais que permite ao praticante limpar sua mente, tranqüilizando sua produção mental a ponto de detê-la completamente.
Quem pratica a meditação sente muita harmonia, experimenta relaxamento, melhora seus processos mentais, evita o stress, afasta más energias, cria espaços mentais para mais criatividade.


O aprendizado da meditação é um pouco longo, pois passa por várias etapas.
A meditação pode ser aprendida m livros e em cursos. O mais importante, ao escolher o processo de aprendizado, é buscar algo que não crie limites, pois quem deseja trabalhar sua mente no sentido de melhorá-la jamais conseguirá progredir se estiver ligado a seitas ou movimentos limitadores.


Em nenhum assunto deste mundo existe uma verdade absoluta ou uma autoridade suprema; desconfie sempre daqueles que dizem que seu caminho é o único que tem valor.
Antes de meditar, o praticante treina a concentração, que é o trampolim que lhe permite chegar à meditação.


A concentração ensina a mente a ficar direcionada a apenas um foco de atenção. Este treino leva tempo, pois nossa mente, mesmo que não pareça, é muito indisciplinada.
Concentrar-se é fixar a mente num determinado ponto, afastando todos os outros assuntos que a distraiam. Você pode escolher um foco visual ou criar um foco mental para direcionar sua concentração.


Geralmente este foco é uma forma, um objeto. Olhando para o foco e fazendo esforço para desviar qualquer pensamento que surja fora daqueles que são gerados a partir da observação do objeto, consegue-se dar início à primeira forma de domínio dos processos mentais, que é a concentração. Só quem sabe se concentrar plenamente pode meditar.
Experimente pegar um objeto qualquer e colocá-lo na sua frente. Olhe para ele, tentando fixar seu pensamento na observação da sua forma, cor, tamanho, posição. Você vai ver que logo outros pensamentos surgem e, sem querer, quando percebe, sua mente já está longe. Não faz mal, volte a olhar para o objeto, novamente atento a seus detalhes, fazendo força para não pensar em mais nada. Bem rápido sua mente vai fugir de novo e você volta a dirigi-la para seu foco visual. É cansativo, mas vale a pena insistir até dominar a distração.


Pode levar alguns meses até conseguir vencer a dispersão mental.


No entanto, ao se tornar dono dos seus pensamentos, você terá vencido e controlado sua mente e poderá aprender a meditar.
Para os indianos, que conhecem a meditação há séculos, existem duas espécies de meditação. Numa delas ocupa-se a mente com a força das divindades e na outra, com a individualidade. Para nós, seria melhor entender a meditação como um estado mental de limpeza, no qual a mente não se esvazia, mas fica silenciosa, sem realizar nenhuma atividade.


Assim, para cada início, é preciso colocar algo na mente, de tal forma que ela seja ocupada apenas por este elemento.
Há técnicas de meditações visuais, com mandalas, com sons, com um tema, entre outras. Cada pessoa poderá ter mais facilidade com um tipo de meditação, assim, é bom experimentar várias técnicas até chegar àquela que a conduz mais rapidamente, e também mais prazerosamente, à meditação.
A meditação ocorre com mais facilidade quando é precedida por exercícios respiratórios e um pequeno relaxamento.

2 comentários:

José Elias disse...



Guinevere,

com todo o respeito, creio q vc se equivoca neste ponto:

"Pode levar alguns meses até conseguir vencer a dispersão mental"

Creio que "Alguns meses" poderia ser substituído por "Alguns anos".

Que uma chuva de bênçãos caia sobre vc!

José Elias

José Elias disse...



Guinevere,

com todo o respeito, creio q vc se equivoca neste ponto:

"Pode levar alguns meses até conseguir vencer a dispersão mental"

Creio que "Alguns meses" poderia ser substituído por "Alguns anos".

Que uma chuva de bênçãos caia sobre vc!

José Elias