17 novembro, 2006

Exercícios com Mantra


Os mantras são sons considerados sagrados e com poderes vibratórios extraordinários. Para os indianos, o mantra mais sagrado é AUM, cujo som guarda ligação com os aspectos divinos da criação, conservação e destruição. Uma variação deste mantra é o OM, muito usado no Ocidente.
A meditação com um mantra consiste em fazer deste som o foco que direciona a atenção da mente. Da mesma maneira que se cria um foco visual, pode-se criar um foco sonoro, com a mesma função de auxiliar na concentração. O som vibra mais que uma imagem e por isso é muito fácil chegar à meditação através de mantras.
Algumas pessoas substituem o mantra indiano por palavras com qualidade que desejam despertar na sua natureza: paz, amor, alegria. Outras usam como mantra seu nome ou a primeira vogal de seu nome.
A entonação de um mantra é importante. A voz deve fluir solta, emitindo o som com prolongamento no final, deixando que o mantra escolhido flutue no espaço. Depois que tiver repetido o mantra algumas vezes, passe à sua repetição mental ou em voz baixa, fazendo com que ele ocupe a sua mente por completo, evitando outras produções mentais.


2 comentários:

José Elias disse...

Boa noite, Guinevere!

Tenho, há anos, procurado um mantra que "mexa" com minhas emoções de forma positiva, que desperte em mim a alegria de viver.
A maioria deles conheço na internet ou em livros de yoga, eu os recito durante alguma semanas, talvez eu tenha chegado a um mantra ( conhecido um mantra) bom para despertar em mim a alegria, mas ainda não estou certo, ainda estou recitando, ainda nem memorizei o mantra...

José Elias disse...

Guinevere,


Tenho, há anos, recitado durante algumas semanas um mantra, depois troco, pois estou procurando um mantra que desperte em mim a alegria de viver, entre outras coisas.
Mas ainda não me identifiquei com nenhum deles.
Estou começando a recitar um novo mantra, mas ainda nem memorizei o mantra todo.

Com votos de saúde,

José Elias